Festo

O dom da vida é dado aos homens para ser usufruído com alegria.

Significado do nome Festo

Festo tradicionalmente significa ‘alegre‘ e ‘festivo‘, embora também possa ser compreendido a partir de traduções distintas como ‘divertido‘ ou ainda ‘aquele que causa felicidade‘. Trata-se de um nome que celebra bons sentimentos aliados à alegria de viver a vida, a grande dádiva que Deus concedeu à humanidade como benção que deve ser responsavelmente aproveitada. Há ainda uma referência à fundamental importância de se manter feliz no cotidiano, porque este desafio traz a compensatória sensação de plenitude.

Três dias depois de chegar à província, Festo subiu de Cesaréia para Jerusalém.
At 25:1

Origem do nome Festo

Advindo do latim, Festo tem origem em Festus, que posteriormente gerou a variante Phestos, presente na língua grega. Este nome para homem também admite na língua portuguesa a variação Phesto.

Festo na Bíblia

Também conhecido como Pórcio Festo, foi nomeado por Nero como seu substituto na função de procurador da Judéia. Ele possuía um caráter que diferiu muito de seu antecessor, dotado de irremediável crueldade e uma desenfreada ambição. Seu governo durou três anos e este período serviu para subjugar os rebeldes sicários, organizar uma grande crise financeira que havia se desencadeado e reestruturar os moldes administrativos vigentes. Seu episódio mais notável é quando ele julga Paulo, que estava preso na Cesaréia, mediante o imperador Herodes Agripa e sua irmã Berenice (At 25:23-24). Ele e as outras autoridades reconhecem a inocência bem como a inteligência do apóstolo, mas acabam mantendo-o sob o cárcere porque ele havia apelado para ter seu julgamento em Roma.

Festo é mencionado em quatorze passagens do Novo Testamento nas Escrituras Sagradas, sendo que todas elas estão localizadas no livro dos Atos dos Apóstolos.