Filólogo

As palavras ditas devem ser escolhidas com cautela pois não podem ser apagadas.

Significado do nome Filólogo

A tradução de significado mais comum a Filólogo é ‘amigo das palavras‘, mas também existem outras acepções possíveis como, por exemplo, ‘aquele que fala bem‘, ‘amigo dos dizeres‘ ou ainda ‘falante‘, indicando assim uma íntima relação com a linguagem bem apurada enquanto forma de manifestação perante aos outros. As interpretações atribuidas a este nome trazem a noção de uma ligação muito forte com a capacidade de falar com clareza em público e escolher a melhor maneira de expor os pensamentos.

Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todos os santos que estão com eles.
Rm 16:15

Origem do nome Filólogo

Filólogo decorre da forma grega Philologos, cuja composição é resultado da soma entre os vocábulos philos, que também pode ser compreendido como “amigo”, e logos, literalmente traduzido como “palavras”.

Este nome masculino apresenta grafias semelhantes nos idiomas português e espanhol, além do registro Filologo, presente na língua italiana, enquanto no latim ele aparece como Philologus.

Filólogo na Bíblia

Filólogo é um cristão romano saudado por Paulo em uma de suas cartas (Rm 16:15). Acredita-se que era casado com Julia por ser mencionado logo antes dela nos dizeres do apóstolo.

Seu nome é citado em uma única passagem das Escrituras Sagradas que está localizada na Epístola aos Romanos, componente do Novo Testamento.