Filipe

Aquele que é leal ao Senhor jamais estará sozinho.

Significado do nome Filipe

Filipe significa ‘amigo dos cavalos‘ ou ‘aquele que gosta de guerras‘. Outras acepções possíveis são ‘amistoso‘ ou ‘guerreiro‘. A interpretação em torno deste nome sugere a capacidade de ser fiel em qualquer circunstância, mostrando sempre a lealdade como principal característica.

Disse Filipe: ´Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta´.

Jo 14:8

Origem do nome Filipe

Provém do grego Philippos. Este popular nome masculino também é amplamente utilizado na língua portuguesa com as grafias Filipi e Felipe. Variantes que começam com -Ph, como no Philip do inglês, também são encontradas no idioma dinamarquês e no holandês.

Há também versões femininas para Filipe. É o caso de Filippa e Philippine, presentes no italiano e no francês, respectivamente.

Filipe na Bíblia

Dois importantes homens são assim nomeados nas Escrituras Sagradas, um deles é o apóstolo de Jesus (Jo 1:43). Ele foi uma espécie de intermédio entre o Filho de Deus e os gregos quando estes quiseram se encontrar com ele (Jo 12:21). Alguns estudiosos apontam que ele começou como discípulo de João Batista, como provavelmente foram André e Pedro. Também se acredita que tenha vivido na região de Betsaida.

O outro Filipe é o Evangelista, sua primeira aparição é como um dos sete diáconos ordenados pelos apóstolos para ministrar aos necessitados da igreja florescente. Ele pregou em todas as principais cidades da Palestina até que, por fim, fixou residências em Cesaréias com suas quatro filhas, reconhecidas como profetisas virgens. Foi o primeiro gentio a ser batizado como cristão (At 8:26).

Este nome aparece citado de maneira direta em mais de trinta oportunidades, todas elas ocorrem no Novo Testamento. As principais incidências estão localizadas no livro dos Atos dos Apóstolos e no Evangelho de João.