Gade

Não há sorte maior do que estar acompanhado pela Fé.

Significado do nome Gade

Gade tradicionalmente significa ‘feliz‘, ‘sortudo‘ ou ainda ‘afortunado‘, sendo assim um nome que faz total referência às bençãos divinas enquanto ajudas para uma vida humana melhor.

Então disse Lia: ‘Que grande sorte!’ Por isso o chamou Gade.
Gn 30:11

Origem do nome Gade

Gade é uma derivação formada a partir do nome hebraico Gad, variante para homens que também é utilizada no idioma inglês bem como na língua espanhola.

Gade na Bíblia

A filha mais velha de Labão, Lia, se considerava muito idosa para dar filhos ao seu marido Jacó e então decidiu oferecer a ele a companhia de sua serva Zilpa, para que ela pudesse abençoa-los com o filho, já que este seria legalmente considerado filho do casal e não da escrava. Quando a criança finalmente nasceu, sua mãe chamou-lhe Gade (Gn 30:11) porque era o mesmo nome de um deus pagão da fortuna e da boa sorte adorado por judeus apóstatas após o exílio (Is 65:11). Pouco se sabe sobre ele, mas a maioria dos relatos a seu respeito retratam-no como um homem iracundo e extremamente belicoso (Dt 33:20-21).

O terceiro personagem assim chamado é um vidente e profeta da corte do rei Davi, que era intitulado desta forma por conta de sua tribo de origem (Nm 1:25). Quando o governante se arrependeu de ter adotado como norma a severa lei do censo, ele foi consultado e disse à autoridade que a punição sobre o povo poderia ser uma escolhida dentre opções nefastas como três anos de fome, três meses de derrota na guerra ou três dias de peste, sendo que o rei deixou a escolha nas mãos do Senhor e então a peste veio sobre os homens (2Sm 24:13). Ele também colaborou, juntamente com o profeta Natã, com o estabelecimento dos sacerdotes levitas como músicos e líderes no templo (2Cr 29:25).

Este nome é citado nas Escrituras Sagradas em mais de oitenta passagens tanto do Velho quanto do Novo Testamento. A maior incidência de menções ocorre no livro de Josué.