Gálio

Nunca será tarde demais para os homens começarem a adorar a Deus.

Significado do nome Gálio

O significado mais tradicional relacionado a Gálio é ‘o que vive de leite‘, mas outras intepretações mais metafóricas sugerem as acepções ‘aquele que aproveita‘ ou ainda ‘jovial‘, baseando-se em traduções menos literais deste nome que buscam atribuir um sentido mais associado à ideia da juventude enquanto um período fértil para se conhecer e descobrir uma vocação apurada para as atividades da fé, visando aprimora-la, bem como se fixar em uma vida voltada para o Senhor.

Quando Paulo ia começar a falar, Gálio disse aos judeus: ‘Se vocês, judeus, estivessem apresentando queixa de algum delito ou crime grave, seria razoável que eu os ouvisse.’
At 18:14

Origem do nome Gálio

Gálio é uma derivação formada a partir do original latino Gallio ou Gallius, cuja raiz etimológica está associada à palavra lac, literalmente traduzida por “leite”. Sua variante no idioma inglês é Gallio, enquanto no espanhol a variação utilizada é Galión.

A língua portuguesa apresenta também uma versão feminina deste nome para homem: Gália.

Gálio na Bíblia

Foi um procônsul romano que vivia em Corinto, mais precisamente em Acaia, e também era conhecido como Lúcio Júnio Aneu Gálio, além de ser sobrinho de Sêneca, um grande filósofo e estadista do império que havia sido tutor de Nero. O cargo que ele ocupava no governo era de suma importância administrativa e foi durante seu período neste posto que os judeus da cidade levaram Paulo até ele, acusando o apóstolo de praticar a difusão de uma religião ilegal nas limitações daquele território (At 18:12-13). O oficial então retirou o caso do tribunal por crer que aquele caso de cunho religioso não deveria ser resolvido pela lei comum e sim pelas leis religiosas vigentes (At 18:14-17).

O nome masculino Gálio é citado nas Escrituras Sagradas em três passagens do Novo Testamento, sendo que todas elas estão localizadas no livro dos Atos dos Apóstolos.