Gileade

Aquele que se compromete com Deus deve levar Sua palavra adiante.

Significado do nome Gileade

Gileade tradicionalmente significa ‘região rochosa‘ ou ‘monte‘, além de admitir outras traduções como ‘montanha do testemunho‘ e ‘grande testemunho‘, sugerindo assim a fundamental importância de testemunhar as bençãos divinas e as boas novas contidas nas palavras do Senhor. Cabe notar que as interpretações em torno deste nome geralmente remetem à necessidade de relatar os ensinamentos bíblicos àqueles que ainda não tiveram um contato mais maciço com a obra de Deus.

Os chefes de família do clã de Gileade, filho de Maquir, neto de Manassés, que pertenciam aos clãs dos descendentes de José, foram falar com Moisés e com os líderes, os chefes das famílias israelitas.

Nm 36:1

Origem do nome Gileade

Gileade é proveniente da forma hebraica Gile’ad ou Gilad, que posteriormente adotou a variação Gilead na língua inglesa, bem como em outros idiomas.

Este nome masculino aceita também a versão Gileadi no português.

Gileade na Bíblia

Há dois homens nas Escrituras Sagradas que recebem este título: o pai de Jefté (Jz 11:1) e o filho de Maqui (Nm 26:29), que por sua vez era neto de Manassés e acabou por ser o ancestral dos gileaditas, um vasto clã que ocupou uma localidade que também passou a ser chamada de Gileade, conhecida como sendo um território montanhoso próximo ao rio Jordão (1Cr 5:14).

Este nome é citado em mais de cem passagens do Antigo Testamento da Bíblia Sagradas, com maior predominância no livro dos Juízes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *