Golias

Sem a coragem nenhum obstáculo poderá ser derrubado.

Significado do nome Golias

Golias tradicionalmente significa ‘exílio‘ ou ‘poderoso‘, embora algumas outras traduções sugiram ‘revolução‘ e ‘destemido‘ como interpretações possíveis. Sendo assim, trata-se de um nome que faz referência à coragem como ponto de partida para as grandes ações, cuja capacidade maior é a de desencadear mudanças profundas e necessárias. Há também uma alusão à importância da força física enquanto um instrumento que sozinho não é capaz de nada, sendo necessário ousadia e consciência para tomar um rumo melhor.

Golias parou e gritou às tropas de Israel: ‘Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo.’
1Sm 17:8

Origem do nome Golias

Golias é proveniente do hebraico Golyat ou Goliath, cuja grafia também é utilizada no idioma inglês. Este nome para homens também apresenta a variante Gulias na língua portuguesa.

Golias na Bíblia

Foi um gigante de Gate que se apresentou como um campeão dos filisteus e provavelmente é da mesma linhagem de Enaque (Nm 13:33). O exército do rei Saul não conseguia avançar contra o seu povo e a batalha já vinha se estendendo por muito tempo. Naqueles dias era comum que cada grupo de combatentes escolhesse um representante ou um grupo de heróis que lutasse contra os adversários, o resultado deste embate determinava todos os vencedores. O alto e musculoso Golias era o defensor filisteu e desafiou os filhos de Israel para que enviassem alguém à sua altura para tentar derrota-lo (1Sm 17:23). Foi então que o jovem pastor Davi, inspirado pela fé no Senhor, o desfiou e triunfou sobre ele após atirar uma pedra utilizando a funda, um instrumento comum entre pastores para proteger os rebanhos de predadores (1Sm 17:48-49).

Este nome é citado em oito passagens das Escrituras Sagradas, todas elas localizadas no Antigo Testamento. A predominância das citações ocorre no primeiro livro de Samuel.