Naomi

Ser uma companhia agradável é uma das caracterísicas mais notáveis que uma pessoa pode ter.

Significado do nome Naomi

Tradicionalmente Naomi admite os significados ‘aquela que encanta‘ e ‘a que agrada‘, embora também seja possível conceber noções como ‘deleite‘ ou ainda ‘pessoa muito amável‘, ressaltando uma virtude fundamental para ser querido entre os próximos. Este nome está relacionado a um comportamento dócil e ingênuo, que além da pureza alinhada aos preceitos do Senhor, também demonstra a real capacidade de causar bem-estar em outrém a partir de uma simpatia que é composta por beleza e honestidade.

Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.

Rt 1:18

Origem do nome Naomi

Naomi é a variação inglesa do título Noemi, cuja raiz etimológica advém da forma hebraica Na’omi, sendo que posteriormente esta versão passou a ser utilizada pelo idioma português também.

Outras variantes deste nome para mulher ocorrem em línguas distintas como, por exemplo, Noémi no húngaro, enquanto o espanhol se vale do registro Noemí.

Naomi na Bíblia

O nome Naomi faz referência a um título bíblico bastante recorrente no Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, trata-se de Noemi, nomenclatura que designa a personagem que foi esposa de Elimeleque. Esta forte mulher é marcada pela lealdade e companhia que recebeu de sua nora Rute quando os homens da família morreram todos e ambas ficaram desamparadas (Rt 1:16).