Nina

Deus é um pai amoroso que está sempre disposto a ensinar aos seus filhos o caminho da fé.

Significado do nome Nina

Os significados mais corriqueiramente aplicados a este título são ‘menina‘ e ‘protetora da fertilidade‘, acepções caracterizadas pela relação com a força feminina e sua importância através da benção do nascimento, proporcionando a continuidade da humanidade. Outros sentidos ligados ao nome Nina remetem às traduções ‘graciosa‘ ou ainda ‘aquela que foi dotada de graça‘, trazendo à tona a força de Deus enquanto agente de mudança na vida de alguém, pois só Ele pode, através de seu poder divino, propiciar grandes melhoras aos seus filhos pecadores.

Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes (…)
Lc 8:3

Origem do nome Nina

Nina é um diminutivo de Giovanna, mais precisamente da variante italiana Giovaninna, sendo que todos estes títulos são derivações etimológicas oriundas do hebraico Yehochanan. A princípio sua utilização ocorria apenas como versão alternativa, mas posteriormente sua ocorrência se consolidou enquanto denominação própria.

Na língua portuguesa este nome para mulheres também pode ser utilizado como uma forma carinhosa ou apelido para as designações Marina e Antônia.

Nina na Bíblia

O título Nina faz uma referência direta aos nomes João e Joana, duas denominações bastante marcantes no Novo Testamento da Palavra Sagrada, pois designam, respectivamente, um grande profeta (Mt 3:13) e a prestativa mulher de Cuza (Lc 8:3).