Naamá

Deus valoriza e ama aquele que trata os outros com ternura e zelo.

Significado do nome Naamá

O significado mais tradicional associado a este título é ‘prazeroso‘, embora existam outras acepções plausíveis como ‘doce‘, ‘belo‘ e ‘agradável‘, ressaltando assim uma possibilidade de interpretação que visa a gentileza e a generosidade como pontos principais concernentes ao nome Naamá. A doçura no trato com o próximo, bem como a capacidade de ser aprazível e agir pensando no bem de outrém, são postos como requisitos primordiais para se estar alinhado com os preceitos que Deus exige de um fiel.

(…) Sua mãe, uma amonita, chamava-se Naamá.
2Cr 12:13

Origem do nome Naamá

Naamá é proveniente da forma hebraica Na´amah, cuja composição se dá a partir da raiz etimológica naem, que também pode ser literalmente compreendida como “agradável”. A variante deste nome para mulher na língua inglesa é Naamah, ao passo que o idioma espanhol apresenta versão Noamá.

Uma das variações mais comuns deste título é a grafia Naamã, também presente no português.

Naamá na Bíblia

Duas mulheres são assim chamadas nas Escrituras, são elas: a irmã de Tubalcaim, que era filha de Lameque e Zilá (Gn 4:22), além da esposa amonita de Salomão, que veio a ser mãe de Roboão (1Rs 14:21). Há também uma cidade de Judá que recebe este título (Jo 15:21).

O nome Naamá é diretamente mencionado na Bíblia Sagrada em cinco passagens do Antigo Testamento, com maior incidência no primeiro livro de Reis.