Naamã

A gentileza é o maior requisito da bondade e também do amor.

Significado do nome Naamã

Naamã significa literalmente ‘suavidade‘ e ‘delicadeza‘, embora permita deduzir outras acepções plausíveis como ‘agradável‘ ou ainda ‘aprazível‘, formulando assim uma gama de significados que dialoga com algo benéfico associado a uma bondade absoluta. Este nome admite interpretações que se relacionam perenemente com a capacidade nobre de ser uma boa companhia para as pessoas próximas.

Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram à casa do homem de Deus. Ao chegar diante do profeta, Naamã lhe disse: ‘Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel’
2Rs 5:15

Origem do nome Naamã

Naamã é decorrente da forma hebraica Na’aman, cuja raiz etimológica está relacionada ao vocábulo na´em, geralmente traduzido como “agradável”. Sua versão feminina é Naamá, sendo que este nome historicamente masculino também pode ser utilizado para mulheres.

Naamã na Bíblia

Era o comandante dos exércitos do rei Ben-Hadade II da Síria, de quem recebia alta estima por ter lutado com grande destemor e alcançado a vitória em diversas ocasiões. Descobriu-se leproso à certa altura da vida, fato que gerou grande tristeza em seu superior e nos seus subordinados. A escrava israelita de sua esposa recomendou-lhe então se encontrar com um profeta que estava em Samaria, porque este homem seria capaz de curá-lo. (2Rs 5:6). O governante de Israel não gosta da ideia de receber um membro de outro povo em sua redoma, mas Eliseu pede que Naamã seja aceito naquele reino (2Rs 5:8). Ele é recebido pelo servo Geazi que ordena para que ele se banhe sete vezes no rio Jordão, gerando certa descrença por parte do guerreiro, afinal não tinha sido nem o próprio homem que possibilitou sua vinda que foi lhe receber. Apesar de relutante, aceitou a ordem e se banhou, tendo sido curado instantaneamente (2Rs 5:9). Ele então reconheceu prontamente que os deuses de seu reino não eram verdadeiros e que só havia um Deus capaz de conceber um milagre daquele porte (2Rs 5:17-19). Há ainda outro homem assim chamado nas Escrituras, trata-se de um benjamita (1Cr 8:4).

Este nome é citado na Bíblia Sagrada em vinte e duas passagens que se dividem entre Velho e Novo Testamento, aparecendo majoritariamente no segundo livro de Reis.