Moisés

Toda nova vida carrega o frescor renovado da esperança por dias melhores.

Significado do nome Moisés

Moisés pode significar ‘criança‘ ou ‘filho‘. Outra acepção bastante utilizada é ‘tirado das águas‘. Este nome é interpretado como homenagem à dádiva do nascimento, da fertilidade e da juventude.

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram’
Ex 14:21

Origem do nome Moisés

Moisés derivado do hebraico Mosheh, que está relacionado ao verbo mashah, cuja tradução é “tirar”. Outras fontes atribuem as raízes deste nome ao egípcio Mx. A versão inglesa Moses também está presente no idioma latino.

Sua forma mais distinta, Musa, pode ser notada na língua turca, bem como no árabe e também no persa.

Moisés na Bíblia

Trata-se de um dos mais fundamentais homens das Escrituras Sagradas, sendo, provavelmente, o personagem mais importante do Pentateuco, denonimação que se dá aos primeiros cinco livros bíblicos. Seu protagonismo começa a se formar a partir da escravização do povo hebreu no Egito (Ex 1:8), afinal ele era filho dos escravos Anrão e Joquebede, descendentes de Levi, e teve como irmãos Miriã e Arão. Com intuito de reduzir a população hebraica, o faraó Seti I ordenou que todos os recém-nascidos do gênero masculino fossem lançados ao Nilo (Ex 1:15). Entretanto, para salvar seu filho da morte, a escrava o envolveu em um cesto de junco, com o intuito de que ele flutuasse e sobrevivesse. Moisés acabou sendo encontrado pela filha do faraó e foi adotado por ela. Entre as passagens mais marcantes que lhe cabem, vale citar o diálogo que teve com o Senhor em forma de fogo (Ex 3: 2-4) e as pragas que rogou sobre as terras egípcias, a fim de conseguir a libertação do povo hebreu. Além do episódio de quando abre o Mar Vermelho, por intermédio do Pai, para que passem os seus (Ex 14:21-28).

Seu nome é citado em mais de setecentas e cinquenta oportunidades entre o Novo e o Velho Testamento, com predominância neste, em especial nos volumes de Êxodo e Números.