Marcos

A pregação é uma atividade cotidiana e contínua que se faz de dentro para fora.

Significado do nome Marcos

Marcos significa guerreiro ou ainda ‘martelo grande‘, podendo também ser interpretado como ‘brilhante‘. Este nome se relaciona com as ações, sejam elas simples ou grandiosas, cuja representação está na luta por algo em que se acredita piamente sem nunca desistir.

Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

2Tm 4:11

Origem do nome Marcos

Proveniente do latim Marcus e muito tradicional em diversas culturas, Marcos é um dos mais queridos nomes para homem dentro da língua portuguesa, tal como acontece com Marco, sua versão italiana. Outros títulos bastante utilizados, a exemplo de Marcelo e seu feminino Marcela, possuem a mesma raiz etimológica. É o caso de Márcio, uma variação que ficou popular no português e em outras línguas, como o espanhol.

Também é comum observar composições como Marcos Vinícius e Marco Antônio, onde o título aparece precedendo o nome composto, ou então como em José Marco e João Marcos.

Marcos na Bíblia

Também chamado de João Marcos, ele foi um jovem discípulo de Jesus. Alguns estudiosos bíblicos apontam sua primeira aparição no episódio da prisão de Cristo, quando um jovem se desvencilha dos soldados e “quando tentaram prendê-lo,
ele fugiu nu, deixando o lençol para trás.” (Mc 14: 51-52). Ele era o primo de Barnabé (Cl 4:10) e o filho de Maria de Jerusalém, em cuja casa se encontravam os primeiros cristãos daquela cidade (At 12:12). Também era notável sua ligação com Pedro, que o chamava de “meu filho” (1Pe 5: 13), além do trabalho ministerial que desenvolveram juntos (2Tm 4:11).

A ele é creditada a autoria do segundo Evangelho, onde estão relatados importantes episódios da vida do Filho de Deus, bem como Seus milagres e Sua última semana de vida. Marcos é citado em nove passagens das Escrituras Sagradas, todas elas ocorrem no Novo Testamento, predominantemente nos Atos dos Apóstolos.