Malaquias

A fé se torna mais forte quando compartilhada.

Significado do nome Malaquias

O principal significado de Malaquias é ‘meu mensageiro‘, embora admita diversas outras traduções como ‘mensageiro do Senhor‘, ‘aquele que porta a palavra‘ ou ainda ‘quem traz as mensagens de Deus‘, sugerindo assim uma interpretação que se refere ao trabalho missionário desenvolvido por aqueles que levam ao mundo as palavras e os ensinamentos que Ele amorosamente proporcionou aos homens.

Uma advertência: a palavra do Senhor contra Israel, por meio de Malaquias.

Ml 1:1

Origem do nome Malaquias

Malaquias é proveniente da forma hebraica Malakiy ou Mal´Akhi, que posteriormente se tornou Malachi na língua latina e na inglesa. O inglês também admite uma outra variante mais moderna: Malakai.

A versão mais distinta do português para este nome masculino é Malachy, utilizado no idioma irlandês.

Malaquias na Bíblia

Pouco se sabe sobre o profeta Malaquias além das lições por ele ensinadas em seu livro homônimo, onde são muitas as referências feitas aos problemas dos cultos que se realizaram nos templos, indicando que ele exerceu seu ofício muitos anos após o exílio. Além da menção feita a um ataque devastador sobre a terra de Edom (Ml 1:4), pode-se dizer que sua atividade profética se divide em seis oráculos muito bem definidos. O primeiro deles reafirma a profecia feita por Oséias quanto ao amor de Deus pelo povo de Israel (Ml 1:2-5); o segundo denuncia a atividade sacerdotal que se desviava de princípios unicamente espirituais (Ml 1:6 – 2:9);o terceiro condena o casamento entre judeus e pagãos (Ml 2:10-16); o quarto profetiza a vinda do Senhor à Terra para julgar os homens (Ml 2:17 – 3:5) e os dois últimos acusam aqueles que deixaram de adorar devidamente ao Pai e também explicam porque às vezes se tem a impressão de que os maus estão prosperando mais que os bons.

Seu nome é citado em apenas uma passagem do Velho Testamento das Escrituras Sagradas, justamente no volume que leva o mesmo título.