Matusalém

A Fé deve ser representada por meio da coragem diante das situações adversas.

Significado do nome Matusalém

A princípio Matusalém permite compreender dois significados mais literais, ‘homem guerreiro‘ e ‘aquele que usa a lança‘, mas também admite outras traduções muito plausíveis como ‘homem da arma‘ ou ainda ‘aquele que usa o dardo‘. Trata-se de um nome que faz alusões à importância de se manter um espírito combativo a fim de propagar e sustentar a fé diante de tantos pecados feitos por um mundo injusto. A coragem e as atitudes são ressaltadas como instrumentos a serviço da crença.

Depois que gerou Lameque, Matusalém viveu 782 anos e gerou outros filhos e filhas.

Gn 5:26

Origem do nome Matusalém

Matusalém é uma derivação da forma hebraica Metushalach ou Methuselah, versão também utilizada no idioma inglês.

Na língua portuguesa este nome para homens também admite a variante Matuzalém ou ainda Matusalem.

Matusalém na Bíblia

Pertencente à linhagem de Adão, ele foi avô de Noé, pai de Lameque e filho de de Enoque (1Cr 1:3). Alguns estudiosos consideram que ele foi o mesmo homem que Metusael, mas que com o passar do tempo se tornaram duas versões divididas de uma mesma história. Matusalém é conhecido por ter sido o homem bíblico que viveu por mais tempo, totalizando 969 anos (Gn 5:27). As explicações sobre as idades elevadas dos personagens das Escrituras são variadas; algumas dizem que a fé dos homens foi diminuindo ao passo que os pecados aumentaram, reduzindo assim o tempo de vida, já que ele é uma dádiva concedida por Deus.

Seu nome é citado na Bíblia Sagrada em seis ocasiões que se dividem entre Antigo e Novo Testamento. Há uma predominância de passagens localizada no livro de Gênesis.