Mateus

Devemos demonstrar gratidão ao Pai todos os dias por meio de nossos atos e palavras.

Significado do nome Mateus

O significado de Mateus é ‘dádiva de Deus‘, ‘presente de Deus‘ ou ainda ‘aquele que é enviado por Deus‘. Este nome representa a benção, trazendo com ele a própria energia daquele que vem para iluminar as circunstâncias e situações mais adversas.

Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu.
Mt 9:9

Origem do nome Mateus

O nome Mateus tem sua origem primária vinda do hebraico Mattityah. Posteriormente, estes títulos receberam influências da forma grega Mattaios ou Matthias antes de virem para o português. Por vez, a grafia derivada Matheus acabou ficando tão popular quanto a que lhe gerou.

Existem também versões femininas nos idiomas italiano e esloveno, Mattea e Mateja, respectivamente.

Mateus na Bíblia

Foi um dos doze discípulos de Jesus. Este homem, cuja residência ficava em Cafarnaum, era um judeu coletor de impostos que trabalhava para os romanos. Isto fazia com que ele fosse mal visto pelo seu povo, como uma espécie de traidor. O até então publicano se converteu em apóstolo quando o Nazareno estava de passagem pela sua cidade e, vendo-o na coleteira, disse-lhe para que o seguisse (Mt 9:9). A reação do taxador foi imediata, ele logo se levantou e seguiu o Filho de Deus. Logo em seguida, ao jantarem pecadores e cobradores com Jesus e os seus, alguns fariseus indagaram porque Cristo estava comendo na mesma mesa daquela gente e Ele disse que “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mt 9:12)

Mateus é também o título de um dos quatro evangelhos, que se caracteriza por contar muitos pontos sobre a juventude do Messias. O nome aparece diretamente nas Escrituras em seis ocasiões, todas no Novo Testamento, principalmente nos livros de Marcos e Lucas.