As ações realizadas no presente sempre terão repercussão no futuro.
Significado do nome Nabote
Literalmente Nabote admite ‘frutos‘ como seu principal significado, mas também existem outras traduções que permitem compreender o título com acepções distintas: ‘palavras‘, ‘profecias‘ e ‘testemunho‘ são algumas delas, conferindo um campo de interpretação que sugere a força da palavra divina enquanto ação vindoura.
Trata-se de um nome que traz referências ao futuro e às suas possíveis consequências com base no já vivido.
Nabote, contudo, respondeu: ‘O Senhor me livre de dar a ti a herança dos meus pais!’
Origem do nome Nabote
Nabote é originado a partir da forma hebraica Nabot ou Navot. Este nome para homens também apresenta uma versão distinta da presente na língua portuguesa, trata-se de Naboth, utilizada pelo idioma inglês.
Nabote na Bíblia
Vivia em Jezreel e foi um fazendeiro produtor de vinhos cujas terras ficavam ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria (1Rs 21:1). A majestade queria comprar seu território que, por ser vizinho, seria uma boa oportunidade de aumentar as extensões da mansão real, construindo ali uma horta particular (1Rs 21:2). Nabote recusa qualquer oferta porque a vinha para ele representava mais que um ofício, era também parte da herança vinda de seus ancestrais, algo que conferia um apego sentimental ao espaço (1Rs 21:4). No entanto, a rainha Jezabel, conhecida por seus ardis e pela enorme influência que exercia sobre seu marido, ficou furiosa com a recusa perante a proposta e fez com que um tribunal julgasse o caso como um ato de falsa blasfêmia, condenando o homem à morte por apedrejamento e confiscando a sua propriedade (1Rs 21:7-15). Essa foi mais uma das maldades por ela cometidas através de seu esposo, desencadeando grande revolta no justo profeta Elias, que profetizou a morte do governante no mesmo lugar onde o antigo dono do vinhedo havia falecido (1Rs 21:19). A profecia de fato se cumpriu (1Rs 22:37-38).
Este nome é citado nas Escrituras Sagradas em dezenove passagens do Velho Testamento, todas elas estão localizados no primeiro ou no segundo volume dos livros de Reis.