Nabote

As ações realizadas no presente sempre terão repercussão no futuro.

Significado do nome Nabote

Literalmente Nabote admite ‘frutos‘ como seu principal significado, mas também existem outras traduções que permitem compreender o título com acepções distintas: ‘palavras‘, ‘profecias‘ e ‘testemunho‘ são algumas delas, conferindo um campo de interpretação que sugere a força da palavra divina enquanto ação vindoura.

Trata-se de um nome que traz referências ao futuro e às suas possíveis consequências com base no já vivido.

Nabote, contudo, respondeu: ‘O Senhor me livre de dar a ti a herança dos meus pais!’

1Rs 21:3

Origem do nome Nabote

Nabote é originado a partir da forma hebraica Nabot ou Navot. Este nome para homens também apresenta uma versão distinta da presente na língua portuguesa, trata-se de Naboth, utilizada pelo idioma inglês.

Nabote na Bíblia

Vivia em Jezreel e foi um fazendeiro produtor de vinhos cujas terras ficavam ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria (1Rs 21:1). A majestade queria comprar seu território que, por ser vizinho, seria uma boa oportunidade de aumentar as extensões da mansão real, construindo ali uma horta particular (1Rs 21:2). Nabote recusa qualquer oferta porque a vinha para ele representava mais que um ofício, era também parte da herança vinda de seus ancestrais, algo que conferia um apego sentimental ao espaço (1Rs 21:4). No entanto, a rainha Jezabel, conhecida por seus ardis e pela enorme influência que exercia sobre seu marido, ficou furiosa com a recusa perante a proposta e fez com que um tribunal julgasse o caso como um ato de falsa blasfêmia, condenando o homem à morte por apedrejamento e confiscando a sua propriedade (1Rs 21:7-15). Essa foi mais uma das maldades por ela cometidas através de seu esposo, desencadeando grande revolta no justo profeta Elias, que profetizou a morte do governante no mesmo lugar onde o antigo dono do vinhedo havia falecido (1Rs 21:19). A profecia de fato se cumpriu (1Rs 22:37-38).

Este nome é citado nas Escrituras Sagradas em dezenove passagens do Velho Testamento, todas elas estão localizados no primeiro ou no segundo volume dos livros de Reis.