Nicodemos

O verdadeiro vitorioso sabe reconhecer que dificilmente conquistará algo significativo sem o auxílio de outras pessoas.

Significado do nome Nicodemos

Nicodemos inicialmente significa ‘vencedor do povo‘ e ‘aquele que vence junto ao povo‘, embora algumas outras acepções como ‘vitória do coletivo‘ ou ainda ‘vencer sobre a multidão‘ também sejam utilizadas com recorrência. Sendo assim, este nome se associa aos preceitos das grandes ações coletivas, onde a força de uma união bem estruturada rege as decisões e as atitudes tomadas por um grupo.

Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.
Jo 3:1

Origem do nome Nicodemos

Nicodemos é proveniente da forma grega Nikodemos, palavra constituída pela soma dos verbetes niko, que pode ser compreendido como “vitória”, e demos, traduzível por “povo”. A versão do português admite a variante Nicodemo, que também é utilizada na língua espanhola, e cuja raíz advém do latim Nicodemus.

As variações deste nome para homens que mais se distinguem da portuguesa são o Nicodème do idioma francês e o Nikodem polonês.

Nicodemos na Bíblia

Além de ter sido um homem muito rico, era um judeu consagrado e influente que foi membro do Sinédrio, o conselho que dirigia o judaísmo. Suas posições sociais e religiosas elevadas são marcadas pelos título de “mestre” e “dirigente” que ele frequentemente recebe nas Escrituras (Jo 3:10). Diferentemente dos outros membros de seu grupo, sempre teve uma mente mais aberta e foi completamente receptivo aos atos e ensinamentos de Jesus, julgando-o por seus méritos ao invés de encará-lo com preconceito. Este gesto era arriscado porque Caifás, sumo sacerdote que presidia e liderava os outros conselheiros, via em Cristo uma espécie de inimigo perigoso capaz de ameaçar seu poder sacerdotal. Mesmo assim, Nicodemos defende o Messias quando, diante de seus pares, quiseram prendê-lo (Jo 7:47-51).

A Bíblia Sagrada menciona este nome em seis passagens do Novo Testamento, sendo que todas as citações ocorrem no Evangelho de João.