Natã

O Senhor retorna com alegria constante os agradecimentos que recebe por aquilo tudo que Ele já proporcionou.

Significado do nome Natã

Natã significa ‘dádiva de Deus‘ ou ‘presente enviado pelo Senhor‘ além de também abarcar traduções como ‘o Pai abençoou‘ e ‘dom‘, fato que torna este nome uma prova de gratidão às provisões divinas e à benção que é continuamente dada àqueles que persistem na fé.

Natã respondeu ao rei: ‘Faze o que tiveres em mente, pois o Senhor está contigo’.
2Sm 7:3

Origem do nome Natã

Natã é proveniente do hebraico Natan, forma contraída de Netane´el ou Natanael. A variante moderna inglesa Nathan é similar à antiga grega e à francesa, além de se manifestar na língua portuguesa, que por sua vez também admite a variação hebraica.

O uso mais distinto deste nome masculino ocorre no idioma iídiche com a formação Nosson.

Natã na Bíblia

Foi o mais destacado profeta na corte do rei Davi aconselhando-o constantemente sobre assuntos e decisões religiosas, além de ajuda-lo também em aspectos de sua vida pessoal (2Sm 12:7), influenciando muito os rumos que Israel e Jerusalém tomaram naquele período de reformulação visando o crescimento e a expansão do reino. Um fato curioso sobre Natã é que ele contribuiu muito para desenvolver a prática musical no templo (2Cr 29:25) e foi considerado como uma das principais fontes de informação para a escrita dos livros de Reis e de Crônicas.

Além dele existem outros seis homens que recebem esta nomeação nas Escrituras: o irmão mais velho de Salomão (2Sm 5:14), o pai de Igal (2Sm 23:36), o pai de Azarias (1Rs 4:5), o filho de Atai (1Cr 2:36), um dos líderes que retornou com Esdras do exílio babilônico (Ed 8:16) e um dos que foram forçados a se divorciar das esposas estrangeiras (Ed 10:39).

Este nome é citado em mais de sessenta passagens divididas entre o Velho e o Novo Testamento da Bíblia Sagrada.