Não se pode conseguir nada sem o apoio dos próximos.
Significado do nome Nicolau
Nicolau significa ‘vitória do povo‘ a princípio, embora as traduções ‘o que vence com o povo‘, ‘aquele que dá a vitória ao povo‘ e ‘quem venceu a multidão‘ também sejam acepções frequentemente aceitas. Trata-se de um nome que ressalta a importância das ações coletivas para obter êxito em questões de interesse comum, configurando assim uma união forte que aumenta muito quando está vinculada pelo amor fraternal.
Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.
Origem do nome Nicolau
Nicolau decorre do grego Nikolaos, cuja formação é resultado da aglutinação realizada entre os vocábulos nikao, relacionado ao verbo ‘vencer’, e laós, traduzível por ‘povo’. Sua versão inglesa Nicholas também é bastante utilizada no idioma português, assim como a variante Nicolas e sua forma feminina Nicole.
As variações mais distintas da língua portuguesa para este nome masculino são Neculai, do romeno, e Mikula, do tcheco.
Nicolau na Bíblia
Era um dos sete diáconos nomeados pelos apóstolos para distribuir comida para os pobres em Jerusalém, assim como Estêvão. É descrito como um convertido ao judaísmo (At 6:5), indicando que ele era um gentio já convertido antes de se tornar cristão. Este fato pode servir como um exemplo da situação religiosa vivida pela Antioquia na época, já que o cristianismo lá se implantou rapidamente. Algumas vertentes da interpretação bíblica especulam que ele foi o fundador da heresia nicolaíta condenada por João (Ap 2.6). Entretanto, não há evidências suficientes para confirmar essa tese, mesmo porque Nicolau figura nas Escrituras como uma pessoa caridosa e cristã.
Este nome é citado na Bíblia Sagrada em apenas uma passagem que se localiza no Novo Testamento e ocorre no livro dos Atos dos Apóstolos.