Nathan

Deus constantemente envia à humanidade bençãos repletas de Seu amor soberano.

Significado do nome Nathan

Costumeiramente atribui-se a este nome traduções que abrigam sentidos próximos à ‘presente‘ e ‘dádiva‘, mas em uma interpretação menos literal e mais metafórica do título, é possível apontar os significados ‘graça enviada pelo Pai‘ ou ainda ‘dom que Deus nos deu‘, retificando assim a generosidade que o Todo-Poderoso possui e trazendo à tona a necessidade dos homens sempre demonstrarem gratidão a esse Deus bondoso. Desta maneira, Nathan explicita a devoção como uma forma de agradecer ao Senhor por seu grande amor perante a humanidade.

E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado.

1Cr 17:15

Origem do nome Nathan

Nathan é a variação inglesa do título Natã, sendo que ambas as versões são derivadas da raiz etimológica hebraica Natan. Esta grafia também aparece em outros idiomas além do inglês e do português, é o caso do grego, do francês e do latim, além da forma Nosson, utilizada exclusivamente pelo iídiche.

A variante mais usual deste nome para homens na língua portuguesa é Natan, sem contar Nate e Nat, que são seus possíveis diminutivos.

Nathan na Bíblia

O título Nathan contêm uma referência bíblica relacionada ao nome Natã, que está presente tanto no Velho quanto no Novo Testamento da Palavra Sagrada, demonstrando grande relevância por denominar um grande número de personagens que soma um total de sete homens. Entre eles cabe destacar o grande profeta assim denominado, que além de corajoso e conhecedor das Escrituras, foi também um importante conselheiro do rei Davi (2Sm 12:7).