Ninfa

A dádiva de viver deve ser acolhida com responsabilidade e consciência apurada.

Significado do nome Ninfa

Tradicionalmente concebida a partir dos significados ‘noiva‘ e ‘jovem em idade de se casar‘, Ninfa também admite algumas outras acepções plausíveis como ‘moça‘ ou ainda ‘mulher jovem‘, fazendo claras referências ao valor e ao vigor da juventude enquanto forma que demonstra a beleza do dom da vida. Trata-se de um nome que lida com as novidades trazidas pelo tempo e com todas graças próprias ao ato de viver, celebrando assim a oportunidade de poder adquirir diversas experiências e enobrecer a alma.

Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

Cl 4:15

Origem do nome Ninfa

O título Ninfa é uma forma derivada do grego Nympha, cuja procedência se dá a partir do vocábulo nymphe, que pode ser literalmente compreendido como “noiva”. A variante deste nome feminino no idioma inglês é semelhante ao seu uso original, ao passo que a versão da língua portuguesa também aparece no italiano e no espanhol.

Das variações utilizadas, a que me se distingue do português é a latina Nymphidius.

Ninfa na Bíblia

Ninfa era uma cristã que habitava a região da Laodicéia, mas pouco se sabe sobre ela além de que sua casa recebeu Paulo em seu trabalho ministerial (Cl 4:15). Alguns estudiosos divergem sobre a personagem ser um homem, uma mulher ou até mesmo um clã que sediava a igreja local na própria residência. Esta imprecisão ocorre justamente pela maneira que ela é referida na Escrituras Sagradas.

A única menção feita ao seu nome na Bíblia se dá na Epístola aos Colossenses, parte integrante do Novo Testamento.