Peca

Aquele que olha apenas para frente demonstra já ter compreendido o seu passado.

Significado do nome Peca

Tradicionalmente Peca admite os significados ‘aquele que Deus abriu os olhos‘ e ‘olhos abertos pelo Senhor‘, embora existam outras leituras mais metafóricas também plausíveis como ‘aquele que se esclareceu pela fé‘ ou ainda ‘aquele que vê‘, reforçando assim o poder na clareza de pensamento que a fé dá àqueles que a mantém. A capacidade de pensar com maior precisão na vida e na moral é ressaltada por este nome, já que a crença no Pai e o caminho da devoção melhoram o ser humano por completo.

No qüinquagésimo segundo ano do reinado de Azarias, rei de Judá, Peca, filho de Remalias, tornou-se rei de Israel em Samaria, e reinou vinte anos.

2Rs 15:27

Origem do nome Peca

Peca é uma derivação proveniente da forma hebraica Peqach ou Peqachyah, que posteriormente se tornou Pekah no idioma inglês, enquanto a língua espanhola utiliza a variação Pecaj deste nome para homem.

Peca na Bíblia

Peca era filho de Remalias foi um general militar do reino de Pecaías e ele organizou um golpe para assassinar o rei e tomar o seu trono, valendo-se até de um título semelhante para que a população de Israel acreditasse ser o mesmo homem. Seu governo durou vinte anos e ele desagradou o Senhor constantemente (2Rs 15:28).

Seu nome é diretamente citado nas Escrituras Sagradas em doze passagens do Antigo Testamento, sendo que o maior número de ocorrências se dá no segundo livro de Reis.