Pedro

Só a Fé pode manter o contato frequente com a luz do Senhor.

Significado do nome Pedro

Pedro significa ‘pedra‘ ou ‘rocha‘. Também se pode interpretar como ‘rochedo‘. O nome indica a ideia da firmeza, seja ela moral ou física, sustentada por uma fé muito consolidada que se baseia no alicerce dos princípios.

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.
Mt 16:18

Origem do nome Pedro

Pedro é oriundo do latim Petrus, embora sua raiz também esteja associada ao grego Pétros e ao aramaico Kephas. A ocorrência Peter, vinda do idioma inglês, se popularizou na língua portuguesa, assim como Pietro do italiano e Pierre do francês, enquanto as variações femininas mais conhecidas são Pietra e Petra, presente em várias línguas européias.

Devido a sua origem mista, acabou se tornando um dos nomes masculinos mais populares em diversas línguas com variantes bem distintas, como Butrus em árabe, Piotr em polonês, Petruccio na língua italiana. Ainda é possível observar formas compostas como em Pedro Jorge, Pedro Henrique e João Pedro,

Pedro na Bíblia

Também chamado de Simão, Simeão ou Cefas, o filho de Jonas foi um dos primeiros apóstolos de Jesus. Era irmão de André e sócio de Zebedeu e seus filhos (Lc 5:10), com quem tinha um negócio de pesca bem-sucedido, já que possuía seu próprio barco (Lc 5:3). Ele vivia em Cafarnaum, vilarejo que o Messias escolheu como morada após ser rejeitado em Nazaré (Mt 4:13). Sua capacidade de exercer uma liderança perante os outros discípulos era notável, já que costumava a falar perante o grupo, representando-o em diversas ocasiões. Além disso, sempre foi visto como pertencente ao círculo íntimo de Jesus, juntamente com Tiago e João. Sua personalidade sempre foi descrita como impulsiva e impetuosa (Jo 18:10), mas era reconhecido como um homem inteligente e de grande fé. A passagem mais famosa de Pedro é quando ele nega por três vezes que conhecia o Filho de Deus (Mt 26:74), entretanto, após Ele ressucitar, o apóstolo reafirma seu amor (Jo 21:17).

Seu nome aparece nas Escrituras em mais de cento e setenta ocasiões, todas elas no Novo Testamento, onde também se localizam duas epístolas que são nomeadas com seu título. A maior incidência se dá no livro dos Atos.