Paulo

Deus valoriza a nobreza das atitudes e dos princípios, não se importando com as aparências de grandezas mundanas.

Significado do nome Paulo

Paulo significa ‘pequeno‘. Pode-se compreender também como ‘baixa estatura‘. O nome se relaciona com os detalhes que compõem grandes gestos ou atos complexos, que requerem fineza, análise e a persistência de um bom observador.

Pondo-se em pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: ‘Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me!’
At 13:16

Origem do nome Paulo

Sua raiz é oriunda do latim Paulus. O nome Paulo além de ser popular em português também está presente em diversas línguas, sendo que uma de suas ocorrências mais curiosas é Paavali, do finlandês. A grafia Paul está presente tanto no idioma inglês quanto no francês e também no alemão. Seu diminutivo Paulinho é comumente empregado como apelido.

As variações para o feminino Paula e Paola – vinda do italiano – também são bastante recorrentes na língua portuguesa, assim como as versões compostas Paulo Henrique  e José Paulo.

Paulo na Bíblia

Também conhecido como Saulo de Tarso, foi o grande formulador da teologia cristã, sendo responsável por desenvolver os ensinamentos de Cristo. Ele, descendente da tribo de Benjamin (Rm 11:1), mudou o seu nome depois de se converter ao cristianismo. Era fariseu e um homem muito culto, com conhecimento em diversas línguas (At 23:6). Sua primeira aparição ocorre quando ele assiste ao apedrejamento de Estevão (At 7:58-60). Paulo antes era um perseguidor dos cristãos, prendendo alguns deles em Jerusalém (At 8:3). Sua conversão acontece no caminho para Damasco, “de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu” (At 9:1-8). Na carta aos Gálatas, ele denomina essa experiência de “revelação” (Gl 1:16). Parte de sua grande obra foram as viagens que fez e as cartas que escreveu. Além dele há outro personagem que recebe este título, trata-se de Sérgio Paulo, procônsul do Chipre.

Este nome aparece escrito na Bíblia em mais de duzentas oportunidades, todas no Novo Testamento, principalmente no livro dos Atos dos Apóstolos.