Otoniel

A Fé torna qualquer fraqueza facilmente superável e derruba qualquer obstáculo.

Significado do nome Otoniel

Tradicionalmente o significado mais aplicado a Otoniel é ‘leão de Deus‘, embora existam outras leituras menos literais que também são plausíveis como ‘forte‘, ‘corajoso‘ ou ainda ‘aquele que luta‘, ressaltado uma grande capacidade para se impor diante das dificuldades. A força simbólica a qual este nome faz fundamental analogia não se dá apenas no plano material, mas principalmente no espiritual, aludindo à necessidade de se manter firme no caminho da fé, seja lá qual for o obstáculo pela vida apresentado, fazendo prevalecer a devoção ao Senhor.

Mas, quando clamaram ao Senhor, ele lhes levantou um libertador, Otoniel, filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, que os libertou.

Jz 3:9

Origem do nome Otoniel

Otoniel é uma derivação advinda da forma hebraica original Otniy´el, que posteriormente originou a versão inglesa Othniel. A variante deste nome masculino utilizada pela lígnua espanhola se vale de grafia similar a do idioma português, onde há ainda outra variação: Otniel.

Otoniel na Bíblia

Após o falecimento de Josué os israelitas ficaram sem um líder atuante que fosse capaz de comanda-los e tomar decisões pelo povo. Para resolver esse problema Deus criou a categoria dos juízes, que eram homens e mulheres aptos a exercerem uma função de liderança e, por conta disso, recebiam Dele força ou sabedoria além da média para ajudar em momentos críticos. Otoniel, irmão de Calebe e filho de Quenaz, foi nomeado primeiro juiz, sendo que seu grande ato foi retomar o território de Debir para Israel e, posteriormente, ele derrotou o opressor rei Cuchã-Risaim, um homem que fazia muito mal para aquela população (Jz 3:9).

Seu nome é diretamente citado nas Escrituras Sagradas em dez passagens do Antigo Testamento, majoritariamente ocorridas no livro de Juízes.