Omar

O bom orador possui o dom de espalhar palavras sobre o Pai.

Significado do nome Omar

Omar tradicionalmente significa ‘o de vida longa‘ ou ‘próspero‘, embora admita algumas outras traduções como ‘eloquente‘ ou ‘loquaz‘ enquanto acepções também plausíveis. Este nome está relacionado às habilidades que constituem um bom orador ou um bom líder, porque lida diretamente com as capacidades em torno da fala e da retórica, além de apontar para uma vida longeva regada de bens materiais atingidos com recompensatório esforço.

Foram estes os chefes dentre os descendentes de Esaú: Os filhos de Elifaz, filho mais velho de Esaú: Temã, Omar, Zefô, Quenaz.

Gn 36:15

Origem do nome Omar

Omar é uma derivação do árabe Umar e do hebraico ‘Omar, verbete relacionado ao verbo “dizer” em tradução literal. Sua forma inglesa é de gafia similar à hebraica, ao passo que sua variação mais comum no idioma português é Osmar.

A variante que mais se distingue deste nome para homens é Ömer, da língua turca.

Omar na Bíblia

Filho de Elifaz e neto de Esaú, foi chefe de um clã edomita (Gn 36:15). Seus quatro irmãos eram Temã, Zefô, Gaetã e Quenaz.

O nome Omar aparecer citado nas Escrituras Sagradas em três passagens ocorridas no Antigo Testamento. Duas delas se dão no livro de Gênesis e a restante está presente no primeiro livro de Crônicas.