Obede

A fidelidade ao Senhor precisa estar presente em cada ação realizada.

Significado do nome Obede

Literalmente Obede significa ‘servo‘ e ‘escravo‘, mas também contempla algumas outras compreensões como ‘obediente‘ ou ainda ‘aquele que é fiel‘, sugerindo assim outras possibilidades para a sua interpretação. Trata-se de um nome que faz referência direta à necessidade ser uma pessoa reta no caminho da fé, não permitindo espaços para o pecado ou pequenos desvios, ressaltando a obedência e e a fidelidade como preceitos básicos para se manter com um caráter que toma suas decisões baseadas no amor a Deus.

As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: ‘Noemi tem um filho!’, e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Rt 4:17

Origem do nome Obede

Obede decorre da forma hebraica Oved ou Obed, versão também utilizada por outras línguas antigas como o grego e o latim. No idioma português este nome para homens admite outras grafias: Obedi e Obbed são algumas delas.

Obede na Bíblia

Cinco homens da Bíblia são assim chamados: filho de Rute e Boaz, pai de Jessé (Rt 4:17); um judaíta (1Cr 2:37); um dos homens poderosos do reino de Davi (1Cr 11:47); um guarda do templo de Salomão e filho de Semaías (1Cr 26:7) e o pai de Azarias, um comandante que ajudou a destronar a rainha Atalia (2Cr 23:1).

Obede é um nome que aparece diretamente citado nas Escrituras Sagradas em mais de vinte passagens do Velho Testamento e do Novo, ao passo que a maioria das ocorrências do título se dá no primeiro livro de Crônicas.