Obadias

O devoto deve se doar integralmente a todos os preceitos divinos.

Significado do nome Obadias

Os significados mais tradicionalmente aplicados a Obadias são ‘aquele que serve a Deus‘ e ‘adorador do Senhor‘, embora existam outras acepções plausíveis como ‘obediente‘ ou ainda ‘dedicado‘, fornecendo assim uma associação direta entre a fé e a devoção integral às leis do Pai, pois de nada adianta sustentar a adoração por palavras e não agir de acordo com as normas que Ele estabelece para melhorar a vida humana.

Acabe convocou Obadias, o responsável por seu palácio, homem que temia muito o Senhor.

1Rs 18:3

Origem do nome Obadias

Obadias é derivado a partir da forma hebraica Obadyahu ou Ovadiah, cuja composição é fruto da soma entre os vocábulos abad, que também pode ser compreendido como “servo”, e Yah, literalmente traduzido por “Deus”. Nas línguas antigas, grego e latim, o título possui as variantes Abdiou e Abdias, respectivamente.

O idioma inglês em sua versão mais moderna traz como variação o termo Obadiah. Além disso, este nome masculino dispõe de um registro em espanhol grafado por Abdías.

Obadias na Bíblia

Doze homens são assim nomeados nas Escrituras, são eles: um judeu muito dedicado, responsável pelo palácio do rei Acabe (1Rs 18:3); um descendente de Davi (1Cr 3:21); o chefe issacarita filho de Izraías (1Cr 7:3); o filho de Azel (1Cr 8:38); um levita que estave entre os primeiros a retornarem do exílio da Babilônia, também intitulado Abda (1Cr 9:16); um chefe gadita (1Cr 12:9); o pai de Ismaia (1Cr 27:19); um dos príncipes que Josafá enviou ao povo para esinar sobre a Palavra (2Cr 17:7); um sacerdote (Ed 8:9); um guarda do templo que estava sob a liderança de Joiaquim (Ne 12:25) e um dos profetas (Ob 1:1).

O nome Obadias é citado em vinte e uma passagens da Bíblia Sagradas, além de intitular um dos livros bíblicos de menor extensão. As menções diretas a ele feitas ocorrem principalmente no primeiro volume de Crônicas, parte integrante do Antigo Testamento.