Oséias

Reconhecer os próprios erros é mais que necessário para se alinhar moralmente.

Significado do nome Oséias

Oséias significa ‘salvação‘ ou ‘salvo pelo Senhor‘, mas também aponta outras traduções plausíveis como ‘livramento‘ ou ‘Deus poupou‘, indicando assim claras referências à importância do arrependimento perante o Pai. Este nome trata da bondade com a qual Ele vê a humanidade, se dispondo sempre a perdoar as falhas e os pecados.

Como ele diz em Oséias: ‘Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada’
Rm 9:25

Origem do nome Oséias

Oséias é derivado da forma hebraica ‘Hoshea ou ainda Hoshe’a, que originaram posteriormente a variação Osee, utilizada pelo grego e pelo latim, duas línguas da antiguidade; ao passo que na portuguesa, a variante Ozéias aparece com um dos registros recorrentes.

No idioma inglês este nome para homens possui duas versões bem diferentes da utilizada no português: Oshea e Hosea.

Oséias na Bíblia

É o isralita que é um dos grandes profetas presentes nas Escrituras, além de ser autor de um livro homônimo que relata sua atividade durante o período em que governou Jeroboão II. Suas mensagens são descritas como simples e poderosas, concentrando-se em grande parte na missão de avisar aos israelenses que as infidelidades por eles cometidas levariam à falência espiritual perante Deus, causando a Sua ira perante aquela nação. Apesar disso, também se destacou ressaltando profeticamente que Ele estava disposto a perdoá-los, bastaria que se arrependessem (Os 2:23).

Outro homem muito relevante que recebe este mesmo título é o último rei de Israel, cuja conquista do trono foi baseada em um assassinato sobre Peca, seu antecessor. Sua conspiração recebeu o auxílio de Tiglate-Pilesser III, um governante da Assíria. É descrito como um notável malfeitor e um adorador pagão de falsos deuses como Baal, fato que o motivava a fazer sacrifícios humanos (2Rs 17:2). Há ainda outros três personagens que são assim chamados: o filho de Azazias (1Cr 27:20); aquele que selou o acordo de obediência com Neemias (Ne 10:23) e também Josué, que anteriormente era intitulado Oséias.

Este nome é diretamente mencionado na Bíblia Sagrada em dezessete passagens que se dividem entre Novo e Antigo Testamento, com maior predominância no segundo livro de Reis.