Zebida

Dar algo de coração é a melhor forma de receber e ser recompensado.

Significado do nome Zebida

Tradicionalmente Zebida admite os significados ‘aquela que se doa‘ ou ‘doar‘, mais relacionados a uma tradução mais direta do título, embora existam outras possibilidades de concebe-lo: ‘prendada‘ ou ainda ‘aquela que possui dotes‘. Este nome traz em seus sentidos uma referência à importância fundamental que há na capacidade de compartilhar os próprios bens, sejam eles materiais ou espirituais, com o próximo, configurando assim uma maneira universal de amar ao se preocupar com os outros seguindo as maneiras de Deus.

Jeoaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías; ela era de Ruma.
2Rs 23:36

Origem do nome Zebida

Zebida é originado a partir da forma hebraica Zebiydah, cuja composição está estritamente relacionada ao verbo zabad, que pode ser literalmente traduzido por “doar”. A variante deste nome para mulher no idioma inglês é Zebidah, ao passo que na língua espanhola utiliza-se a versão Zebudá.

Zebida na Bíblia

Zebida foi a mãe do rei Jeoaquim de Jerusalém, além de ser filha de Pedaías, cuja família era procedente de Ruma (2Rs 23:36).

Seu nome é mencionado em apenas uma passagem do Velho Testamento das Escrituras Sagradas, localizada no segundo livro de Reis.