Zípora

Toda liberdade deve ser usufruída com consciência e maturidade plena.

Significado do nome Zípora

Os significados mais comumente atribuídos a este nome são ‘ave‘ e ‘passarinho‘, mas existem outras interpretações mais metafóricas que sugerem as imagens de ‘liberdade‘ ou ainda ‘aquele que é livre‘, indicando assim a importância de saber fazer as escolhas certas a partir de uma maturidade que é suficiente em suas decisões. Zípora também trabalha a noção da natureza enquanto obra da perfeição divina, já que o Senhor fez da Terra um planeta muito belo e dotado de diversidade.

Moisés aceitou e concordou também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por mulher sua filha Zípora.
Ex 2:21

Origem do nome Zípora

Zípora é um título originado a partir da forma hebraica Tsiporah ou Tzipporah, que posteriormente gerou a versão grega Sepphora e a latina Seffora, por sua vez responsável pelo surgimento do espanhol Séfora e também do francês Séphora. Este nome feminino também possui uma variante para homem: Zipor.

Zípora na Bíblia

Era filha de Jetro, um sacerdote e pastor de ovelhas que vivia em um deserto próximo do Egito, além de ser descendente também de Abraão. Zípora foi dada em casamento pelo seu pai a Moisés porque o forasteiro havia lhe ajudado, salvando a vida do rebanho que estava com muita sede. O casal teve dois filhos: Gérson e Eliézer (Ex 2:21).

Seu nome é mencionado em três passagens do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, todas localizadas no livro do Êxodo.