Zilpa

A persistência é a maior virtude daqueles que têm a Fé como norte de vida.

Significado do nome Zilpa

Tradicionalmente atribui-se a este nome os significados ‘gota‘ e ‘gotejar‘, mas existem outras leituras que aplicam sentidos mais metafóricos como ‘persistência‘ ou ainda ‘perseverança‘, ressaltando a importância que a própria fé indica sobre continuar acreditando e agindo de acordo com os preceitos do Senhor. Zilpa também faz referências às perfeições que a natureza enquanto obra divina apresenta aos homens para que a vida deles possa ser melhor.

Foram esses os dezesseis descendentes que Zilpa, serva que Labão tinha dado à sua filha Lia, deu a Jacó.
Gn 46:18

Origem do nome Zilpa

Zilpa é uma derivação advinda do original hebraico Zilpah, cuja formação etimológica está relacionada à raiz zalaph, que pode ser literalmente traduzida como “gotejar”.

Posteriormente este nome feminino adquiriu a variação Zelpha, utilizada tanto na língua latina quanto na grega, enquanto o idioma inglês se vale da versão Zilpah e o espanhol registra Zilpá.

Zilpa na Bíblia

Segundo a lei da época, a mulher que não pudesse ter filho poderia designar uma outra para reproduzir com seu marido, sendo que os descendentes seriam considerados família do casal e não da concubina escolhida. Assim como Sara deu sua escrava Hagar a Abraão e Raquel precisou que Bila engravidasse por ela, Lia ofereceu a serva Zilpa a Jacó e desta união nasceram Gade e Aser, que vieram a ser dois dos doze patriarcas das tribos de Israel (Gn 30:9).

São sete as passagens que contêm este nome nas Escrituras Sagradas, todas localizadas no livro de Gênesis, que pertence ao Velho Testamento.