Isaías

Será salvo apenas quem ama e crê em Deus acima de todas as coisas.

Significado do nome Isaías

Tradicionalmente Isaías significa ‘Deus é a salvação‘ ou ‘o Senhor salva‘, embora permita outras traduções como ‘aquele que é salvo pelo Pai‘. O nome remete essencialmente à cura e à salvação que são resultados devidamente guardados para aqueles que persistiram no caminho da fé, além de lembrar do imenso poder que Ele possui.

E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: ‘Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças’.

Mt 8:17

Origem do nome Isaías

Isaías é originado a partir do hebraico Yesha’yahu, que posteriormente se tornou Esaias no grego clássico e no latim, duas línguas da antiguidade que em muito colaboraram para a formação da variante utilizada pelo português. A forma inglesa Isaiah também gerou a variação Isiah.

Os usos deste nome masculino que mais se distinguem são: Isaija, do idioma sérvio, e Isay, presente no russo.

Isaías na Bíblia

Foi um dos principais profetas das Escrituras Sagradas, sendo o primeiro a surgir com essa função. É considerado um dos grandes pregadores das bençãos do Senhor e grande parte de sua obra foi embasada nas visões proféticas que Deus lhe enviava em formas de diálogos, lições e até metáforas. Sabe-se que casou (Is 8:3) e teve dois filhos: Sear-Jasube e Maher-Shalal-Hash-Baz. Foi ativo em sua missão por mais de quarenta anos em Jerusalém, incluindo os reinos de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, de quem foi um grande conselheiro e apoiador. Sua primeira visão lhe ocorreu enquanto estava no templo e trazia advertências sobre a falsa idolatria e a corrupção social que acometia Israel demasiadamente naquela época (Is 6:8). Boa parte de suas profecias também relatavam a vinda de um Messias que melhoraria a vida dos homens na Terra.

A ele é atribuída a autoria de um livro que é intitulado com seu nome e é neste volume que se concentra a maior parte de todas as cinquenta e duas menções diretamente feitas a Isaías, cuja ocorrência se dá tanto no Novo quanto no Antigo Testamento.