A única felicidade real é aquela que se faz sendo abençoada pelo Senhor.
Significado do nome Isaque
Isaque significa ‘ele ri‘ ou ‘risonho‘. Outras traduções aplicadas são ‘riso‘ e ‘filho da alegria‘. Este nome aponta para a importância de obedecer a Deus com felicidade, de modo a erigir a Fé em uma base sólida e repleta de satisfação.
Então Deus respondeu: ‘Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.’
Origem do nome Isaque
Isaque é oriundo do hebraico Yitschaq. Trata-se de um nome para homens com forte presença nos idiomas da antiguidade, como o grego Isaak e também Isaac, observado no latim. A forma terminada em -k também aparece nas línguas alemã e russa enquanto o sueco e o norueguês trazem a grafia Isak com apenas um -a.
Curiosamente, na língua hebraica havia outra variação possível: Itzhak. As ocorrências mais distintas para esse título masculino são Izsák no húngaro, Sjaak no holandês e Iisakki no finlandês.
Isaque na Bíblia
O filho de Abraão é um dos personagens mais tradicionais das Escrituras, sendo considerado um dos maiores patriarcas do cristianismo e também do judaísmo. Sua mãe, Sara, era estéril; quando ela tinha noventa anos, recebeu o aviso de que teria um filho e, sem acreditar na profecia, riu da notícia que lhe causara espanto e alegria (Gn 18:10-12). Em torno dos treze anos de idade, Isaque foi posto como sacrifício por seu pai a pedido do Senhor. Tratava-se de um teste para analisar a obediência e lealdade de ambos: “ ´Não toque no rapaz ´, disse o Anjo. ´Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho´” (Gn 22:12). Posteriormente se casou com Rebeca. Apesar de sua esposa também ser estéril, ela foi agraciada com a intervenção divina e eles tiveram dois gêmeos: Esaú e Jacó. Faleceu em idade muito avançada e seus filhos sepultaram-no.
Seu nome é mencionado em mais de cento e vinte passagens da Bíblia. A maioria delas ocorre no Antigo Testamento, predominantemente em Gênesis.