Israel

As conquistas só são reais quando erigidas sob o solo firme da Fé.

Significado do nome Israel

Israel significa ‘aquele que luta com Deus‘ ou ‘príncipe que prevalece com Deus‘. Também pode ser interpretado como ‘aquele que persevera no Senhor‘ ou ‘vencedor com Fé‘. Este nome atenta para a constante necessidade de perservera na Fé, cuja aplicação se dá diariamente e é fundamental para alcançar os bens que Ele nos fornece.

‘Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel’. Assim lhe deu o nome de Israel.
Gn 35:10

Origem do nome Israel

Israel é derivado do hebraico Yishra’el, cuja composição é realizada a partir da soma dos vocábulos yishra, que pode ser traduzido como “lutador” ou “príncipe”, e El, cuja principal acepção é “Deus”.

Este nome, presente em vários idiomas, possui uma grafia que se mantém independentemente da língua a qual pertence. Em inglês e em grego, por exemplo, a maneira de escreve-lo é igual a do português.

Israel na Bíblia

Esta foi a nomeação que o anjo deu a Jacó porque ele “lutou com Deus e com homens e venceu” (Gn 32:28). Foi um dos dois filhos de Isaque com Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e é considerado o principal patriarca do judaísmo. Ele se casou com duas irmãs, Lia e Raquel, após trabalhar gratuitamente por mais de quatorze anos para o seu futuro sogro Labão. Destas uniões nasceram doze filhos, entre eles Judá e Benjamim, que mais tarde representariam a nação de Israel.

A cidade-estado era chamada anteriormente de Canaã, mas foi renomeada pelo Senhor quando ele prometeu uma terra como possessão eterna a Abraão, pai de Jacó, e seus descendentes. Esta localidade, além da promessa que a circundava, deveria também ser conquistada com méritos por aqueles que queriam ocupa-la por direito.

Este nome aparece mencionado em mais de mil e setecentas passagens da Bíblia. As incidências ocorrem tanto no Velho quanto no Novo Testamento e dizem a respeito não só do homem, mas também da cidade. Sua principal recorrência se dá no primeiro e segundo livro de Reis.