Lídia

A Fé recompensa a perseverança e o esforço utilizados para o crescimento espiritual.

Significado do nome Lídia

O significado mais tradicional atribuído a este nome é ‘habitante da Lídia‘, embora também possa ser traduzido como ‘trabalho árduo‘ ou ainda ‘imã‘. Suas acepções giram em torno da importância do ofício e da sua capacidade de dignificar o ser humano por conta do esforço nele empregado.
Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
At 16:14

Origem do nome Lídia

Lídia é derivado do grego Lydia, forma que foi adotada no latim e em alguns idiomas modernos, como o alemão e o inglês. Na língua portuguesa as variações Lidiane, Lidiana e Lidya também possuem algum grau de recorrência quanto ao uso. A grafia deste nome para mulheres é curiosamente igual no português, no húngaro e no catalão.

Lídia na Bíblia

Era uma gentia natural de Tiatira que conheceu Paulo quando ele saiu do portão de Filipos após sonhar em visitar a Macedônia. Ela se converteu após esta passagem e recebeu o batismo, assim como toda sua família. Era uma mulher próspera que tinha como ofício a venda de tecidos de púrpura, material que só os nobres da época tinham acesso por se tratar de uma tintura com alto valor estético muito rara e difícil de ser obtida. Sua residência é descrita como espaçosa em demasia e funciona, posteriormente a ela ser batizada, como uma espécie de abrigo para os missionários que por ali exerciam a atividade ministerial e com quem desenvolveu calorosa amizade. Alguns eruditos creem que seu nome real pode ser Evódia ou Síntique, duas mulheres convertidas pelo mesmo apóstolo (Fp 4:2). Isto se dá porque Lídia também nomeava uma localidade bíblica, o que levou a acreditarem que as referências feitas à ela eram, a princípio, por conta deste território. As Escrituras Sagradas citam este nome diretamente em três oportunidades. No Velho Testamento elas ocorrem no livro do profeta Jeremias, ao passo que no Novo estão presentes nos Atos dos Apóstolos.