Lena

O brilho próprio está presente naqueles que possuem bom caráter e são firmes em sua dignidade.

Significado do nome Lena

Costumeiramente se atribui a Lena os significados ‘a que reluz‘ e ‘resplandecente‘, indicando como virtude um brilho natural, sendo que isto é uma característica que figura como forma de beleza e simpatia aliadas a um caráter que se faz exemplar. Há também outras acepções menos literais como ‘aquela que é magnífica‘, constituindo assim a imagem de uma presença sublime que se faz querida e admirável para os outros. Uma boa presença de espírito e fluição nos diálogos são aspectos ressaltados por este nome.

Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.
Mc 16:9

Origem do nome Lena

Lena surgiu como uma forma contraída do título Madalena, que por sua vez é uma derivação etimológica formada a partir do grego Magdalene. Com o tempo o diminutivo se tornou uma denominação própria em diversos idiomas como o inglês, o polonês e o italiano, sendo que sua grafia, embora transliterada para outros alfabetos em alguns casos, foi mantida na maioria destes sistemas linguísticos.

A principal variação deste nome feminino é Lenna. Também é importante notar que alguns estudiosos de vertente distinta o indicam como sendo um derivado de Helena.

Lena na Bíblia

O nome Lena remete a um título bíblico bastante relevante no Novo Testamento: Madalena. Também conhecida como Maria Madalena ou Maria de Magdala, ela foi uma das principais seguidoras de Jesus Cristo. Se tornou notável por sua presença leal e pela reconstituição moral pela qual passou (Lc 8:2).