Luciana

A maior sabedoria é ficar ao lado do Deus que faz apenas o bem superior.

Significado do nome Luciana

Tradicionalmente é comum relacionar este nome aos significados ‘a que traz luz‘ e ‘aquela que ilumina‘, sendo que estas acepções fazem referência à iluminação espiritual que apenas o Senhor pode trazer para a vida humana através de seu amor infinito. Há ainda a possibilidade de interpreta-lo a partir de sentidos distintos como, por exemplo, ‘a que sabe sobre o Pai‘ ou ‘a que recebeu Seu conhecimento‘, ressaltando assim a virtude da sabedoria e da perspicácia, colocadas pelo nome Luciana como virtudes caracterísitcas inerentes àquele que já descobriu o Verdadeiro.

(…) bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
Rm 16:21

Origem do nome Luciana

Luciana é uma variante de Lúcia, além de ser a versão feminina do título Luciano, sendo que todas estas denominações advêm de uma mesma raiz etimológica – Lucius – proveniente do idioma latino. Sua grafia se repete em línguas como o italiano e o espanhol, além de apresentar registros bastante distintos como Lucyna, do polonês, e Lucija, do croata.

As variações mais habituais deste nome para mulher em língua portuguesa são Lucíola, Lucila e Lucinda, também presente no inglês. Há ainda alguns usos que foram trazidos dos francês é o caso de Lucienne, Luciele e Luciane.

Luciana na Bíblia

O título Luciana se refere ao nome bíblico Lúcio, que está presente no Novo Testamento das Escrituras denominando dois homens diferentes. Ele é responsável por nomear um profeta da igreja de Antioquia (At 13:1) e também um habitante de Corinto (Rm 16:21).