Salomé

Uma postura pacífica é o preceito básico para o exercício da Fé.

Significado do nome Salomé

A princípio Salomé significa ‘pacífica‘ e ‘paz‘, mas também pode admitir algumas outras acepções como ‘aquela que traz a paz‘ ou ainda ‘repleta‘, estabelecendo assim uma relação entre o sentimento de felicidade e um estilo de vida pacífico, capaz de propiciar a tranquilidade necessária. Este nome também faz apologia à calma enquanto método eficaz de exercer a fé.

Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.
Mc 15:40

Origem do nome Salomé

Salomé é derivado da forma grega Salome, ainda é utilizada em outras línguas como o latim, o alemão e o inglês. A variação que aparece no português também aparece admitida nos idiomas francês e espanhol.

A versão deste nome para mulheres que mais se distingue da registrada na língua portuguesa é a polonesa Salomea.

Salomé na Bíblia

É a esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João, e foi uma das poucas mulheres a se tornar discípula direta de Jesus, assim como Maria Madalena e Maria mãe de José (Mt 27:56). Ao que tudo indica, ela se juntou ao grupo de apóstolos ainda na Galiléia. Também é citada como uma das pessoas que testemunhou a crucificação e que, posteriormente, ajudou a preparar aromas para embalsamar o corpo de Cristo (Mc 16:1). Algumas vertentes do estudo bíblico que apontam ela como sendo tia do Messias.

Há ainda uma outra mulher que recebe este mesmo título nas Escrituras, trata-se da filha de Herodias que posteriormente se casou com o rei Herodes Filipe. É descrita como uma mulher muito sensual, cuja beleza estonteava a todos no reino. Em certo episódio, o governante pede que ela dance diante dele e de alguns convidados nobres, prometendo para ela qualquer coisa que ela quisesse como recompensa pela dança (Mc 6:23). Ela então deseja que João Batista seja decapitado, porque o profeta causava ira nos pagãos e infiéis como eles.

O nome Salomé é citado no Novo Testamento da Bíblia Sagrada em duas oportunidades localizadas especificamente no Evangelho de Marcos.