Safira

Um presente dado por Deus é algo que merece ser preservado sob qualquer circunstância ou adversidade.

Significado do nome Safira

Safira significa ‘lapiz-lazúli‘ ou ‘pedra preciosa de cor azul‘. Outras traduções como ‘bela‘ e ‘formosa‘ também são aceitas. Este nome remete à raridade e à beleza, importantes dádivas divinas presentes na natureza. Diz respeito a algo que deve e merece ser tratado com cuidado e afeto.

Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
At 5:1

Origem do nome Safira

As raízes do nome Safira são provenientes do grego Sappheira e do hebraico Safyr. Em latim aparece grafado como Saffira, enquanto na língua inglesa se escreve Sapphire, variação próxima da forma original.

Safira na Bíblia

Os primeiros cristãos de Jerusalém desenvolveram uma sociedade comunitária em que eles compartilhavam tudo que possuíam a fim de auxiliar quem necessitava. Embora não fosse uma exigência formal, eram bem vistos aqueles que colaboravam. O primeiro pecado registrado nessa organização foi de Safira e seu esposo Ananias (At 5:1). Eles venderam um pedaço de terra e trouxeram os lucros obtidos para a comunidade. Entretanto, o que doaram fora apenas uma porção daquilo que conseguiram receber, sendo que alegaram estar dando tudo à comunidade. Pedro duvidou da honestidade deles e trouxe a verdade à tona rapidamente.

Este nome é citado em apenas uma ocasião das Escrituras Sagradas, presente no livro dos Atos dos Apóstolos, que integra o Novo Testamento.