Susana

Não pode haver beleza maior que a lealdade corretamente guiada pela Fé.

Significado do nome Susana

Susana tem seu significado geralmente traduzido por ‘lírio‘ ou ‘açucena‘, mas também pode estar relacionado à ‘graça‘ ou ‘flor graciosa‘. É um nome que remete certamente à beleza da criação e às suas respectivas perfeições naturais, maravilhas que são fruto da generosidade divina.

Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.
Lc 8:3

Origem do nome Susana

Susana advém do hebraico Shoshanna, que posteriormente se transformou em Sawsan no árabe e Sousanna na língua grega. No português, este nome para mulheres também é grafado como Suzana ou Suzanna, além da forma masculina Suzano.

Suzanne é uma das variantes que ocorre no inglês, bem como Susan ou formações semelhantes às portuguesas, disponibilizando uma vasta gama de diminutivos para este título – Sue, Suzy e Zanna.

Susana na Bíblia

Embora fosse completamente proibido pelos costumes morais de seu tempo que uma mulher andasse sem seu marido em companhia de outros homens, ela foi uma das que viajaram ao lado de Jesus e seus doze apóstolos. Assim como Maria Madalena e Joana, suas companheiras de jornada, ela recebeu uma cura espiritual vinda de Cristo e seguiu ao seu lado como uma forma de demonstrar sua lealdade e, sobretudo, exercer sua fé auxiliando-o. Além disso, Susana esteve presente junto às outras em momentos fundamentais como a crucificação e a ressureição, fatos que confirmam que o Messias tinha aceitado estas presenças femininas entre os seus.

Seu nome, à parte de sua importância como discípula, está mencionado nas Escrituras Sagradas em apenas uma oportunidade presente no Evangelho de Lucas, que compõe o Novo Testamento.