A esperança só é possível a partir da Fé e da paciência bem cultivada pelo amor.
Significado do nome Sara
‘Princesa‘ e ‘dama‘ são os significados de Sara. Esta nome feminino indica um caráter elevado, ligado às boas ações e a um comportamento exemplar que será amplamente reconhecido por meio da grande capacidade de se sobressair com méritos próprios.
Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.
Origem do nome Sara
Sara vem do hebraico Sarah, cuja origem está do vocábulo sarar, relacionado ao ato de governar. As primeiras letras, sar, se referem à nobreza de uma mulher ou a alguma senhora em situação de poder.
O nome tem a mesma grafia em praticamente todos os idiomas onde ocorre, sendo o inglês, igual à língua hebraica, uma das únicas exceções, junto de Kala, curiosa variante do havaiano.
Sara na Bíblia
Sarai, como era chamada anteriormente, é a esposa e meio-irmã de Abraão. Ela, que é considerada é mãe de toda nação judaíca, deu a luz a Isaque mesmo com noventa anos de idade, após o Senhor ter dito que assim seria. O casal já não acreditava que aquilo fosse possível, e então a esposa pediu que seu marido se deitasse com a escrava Hagar, por acreditar que não poderia lhe dar um herdeiro (Gn 16:2). Desta união nasceu Ismael. Então, tempos depois, seu esposo escutou de Deus que ele teria um outro filho, mas desta vez com sua mulher, que agora seria renomeada como Sara (Gn 17:15-20).
Este nome aparece diretamente nas Escrituras em quarenta e sete vezes, sendo que grande maioria delas se dá no livro de Gênesis, componente do Antigo Testamento.