Ruth

O verdadeiro amigo está presente em qualquer situação como se fosse alguém da família.

Significado do nome Ruth

Os significados mais tradicionalmente relacionados a este título estão ligados às traduções literais, gerando as interpretações ‘encantadora‘ e ‘gentil‘, embora também seja possível concebe-lo a partir de leituras abstratas e plausíveis como ‘companheira‘ ou ainda ‘amiga‘. Estas acepções, se analisadas em conjunto, levam à ideia geral de uma pessoas caracterizada por ser uma companhia agradável, capaz de compartilhar ótimos momentos com pessoas distintas por possuir a imensa virtude da gentileza. Desta forma, Ruth alude à boa convivência e à prestatividade.

Respondeu Rute: ‘Farei tudo o que você está me dizendo’.

Rt 3:5

Origem do nome Ruth

Ruth é a versão inglesa do título Rute, sendo que ambas as maneiras são derivações etimológicas da mesma raiz – Rut – presente no hebraico. Importante notar que esta forma de grafia surge em outros idiomas além do inglês e do português, estando presente no alemão, latim, holandês e também no espanhol.

As variações mais habituais deste nome para mulher apresentadas pela língua portuguesa são Ruti e Rutte, ao passo que outras línguas contam com variantes bem distintas como, por exemplo, Routh, proveniente do grego.

Ruth na Bíblia

O título Ruth está ligado à Palavra Sagrada por conta da alusão direta feita ao nome bíblico Rute, uma importante denominação feminina do Novo e também do Velho Testamento. Há apenas uma mulher assim nomeada e ela foi uma moabita que ficou lembrada por sua grande fidelidade e amizade, além de ter se casado com Boaz (Rt 4:13) e ter se tornado uma antepassada de Davi (Mt 1:5).