Rachel

Trazer a calma no coração é uma forma constante de amar a Deus.

Significado do nome Rachel

Este título é identificado com os significados ‘mansa‘ e ‘gentil‘, embora também admita a noção de ‘generosa‘ ou ainda ‘aquela que traz a paz‘, formulando assim um sentido que gravita em torno da calma como via principal para lidar com a vida e suas respectivas dificuldades, a fim de manter um comportamento sereno apesar de qualquer problema. A postura pacifista a qual Rachel remete é uma interpretação relacionada à cordialidade que Jesus Cristo pregou enquanto esteve na Terra, afinal o amor ao próximo foi um mandamento do Pai.

Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.
Gn 29:9

Origem do nome Rachel

Rachel é a variante inglesa do nome Raquel que passou a ser utilizada também no idioma português, sendo que a raiz etimológica vem do hebraico transliterado Rachel, cuja grafia se repete no francês, no alemão e no holandês.

As principais variações deste nome para mulheres na língua portuguesa são Rachele e Raquele, ambas provenientes do italiano, ao passo que a inglesa apresenta as alternativas Rachael e Rachelle.

Rachel na Bíblia

O nome Rachel faz alusão ao título bíblico Raquel, recorrentemente citado no Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, embora também esteja presente. Esta denominação designa a personagem filha de Labão e irmã de Rebeca que se casou com Jacó. Além disso, ela foi mãe de José e Benjamim (Gn 30:22).