O coração vasto é aquele que sabe reconhecer suas falhas.
Significado do nome Raabe
Os sentidos ‘insolência‘ e ‘arrogância‘ são os mais ligados a este título por conta de traduções de cunho mais literal, mas existem outras leituras, cujo propósito é traz uma concepção mais metafórica do nome, que apontam para ‘vasto‘ ou ainda ‘largo‘, indicando que as falhas humanas os pecados por elas gerados podem ser consertados a partir da humildade presente no arrependimento real. O significado de Raabe remete à nobreza existente na capacidade de se reerguer a partir do perdão divino.
Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?
Origem do nome Raabe
Raabe advém da forma primitiva hebraica Rachav ou Rachab, variação também presente no idioma inglês, que utiliza ainda a versão Rahab, enquanto o espanhol apresenta a variante Rajab.
Este nome feminino é derivado a partir de uma raiz etimológica embasada no verbo rahab, que pode ser literalmente traduzido como “ser espaçoso”.
Raabe na Bíblia
Também nomeada como Racabe, esta habitante de Jericó foi uma das mulheres mais marcantes das Escrituras por ter salvado sua própria vida (Hb 11:31). Ela ofereceu abrigo e esconderijo aos espias hebreus enviados por Josué, que depois, ao dizimarem os habitantes locais seguindo as ordens de Deus, deixaram com que apenas ela e sua família sobrevivessem (Js 6:17). Raabe era uma concubina, mas posteriormente é descrita como sendo mãe de Boaz, o homem que se casou com Rute, fazendo com ela fosse da linhagem genealógica de Jesus e também de Davi. Este fato demonstra que mesmo uma pessoa que pecou pode se recuperar e ser bem vista aos olhos do Senhor (Mt 1:5).
Outro personagem assim chamado é um monstro que representa as forças malignas e o Diabo (Sm 87:4). Ele aparece como uma espécie de dragão subjugado pelo Todo-Poderoso em um combate, imagem relacionada e bastante semelhante ao episódio onde o arcanjo Miguel também derrota um inimigo semelhante (Ap 20:2).
Este nome é citado em quatorze passagens distribuídas no Velho e no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, sendo que a maioria das menções ocorre no livro de Josué.