Rebeca

É necessário atar o nó da verdade à Fé para que ela nunca se afrouxe.

Significado do nome Rebeca

Rebeca pode significar ‘aquela que prende com sua beleza‘, ‘nó corrediço‘ ou ainda ‘corda com laço‘. O nome indica as ideias que circundam a firmeza nas ações e nas palavras. A noção de integridade é muito presente e auxilia a unir pensamentos à atitudes, tornando-as coerentes.

Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O Senhor respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou.
Gn 25:21

Origem do nome Rebeca

Rebeca é um título oriundo do hebraico Ribqah, que remete ao verbo rbq, traduzível por “amarrar firmemente”. A forma inglesa Rebbeca, pode ocorrer com -k ou com um -h no fim. As suas variantes nas línguas nórdicas, como o finlandês e o norueguês, são grafadas como Rebekka.

Este nome feminino em espanhol é escrito exatamente da mesma maneira que no português enquanto nos idiomas italiano e francês se escreve Rebecca.

Rebeca na Bíblia

Foi a esposa de Isaque e a filha de Betuel. Também era mãe dos irmãos Jacó e Esaú. Seu casamento exemplifica os costumes matrimoniais da época, onde eram os pais quem escolhiam o marido para as filhas, com base nas conexões familiares. Ela era descrita como sendo uma mulher muito jovem e belíssima (Gn 16:24). Abraão, seu sogro, enviou um homem para achar uma noiva para seu filho, e este homem encontrou Rebeca. Depois de casada, chegou a cogitar que era estéril, já que não pôde engravidar por vinte anos, até enfim conceber os seus filhos, que eram gêmeos. Ela conseguia sentir os dois brigando dentro de seu ventre, e recebeu uma palavra de Deus, segundo a qual eles viveriam sempre em conflito (Gn 25:23).

Seu nome é citado apenas uma vez no Novo Testamento, na Epístola aos Romanos, livro escrito por Paulo. As outras trinta e uma menções que a ela são feitas estão todas localizadas no livro de Gênesis, parte do Antigo Testamento.