Raquel

Para chegar até Deus a obediência não permite que se tome atalhos.

Significado do nome Raquel

Raquel significa ovelha. Pode-se interpretar também como ‘dócil‘, ‘cordial‘ ou ‘pacífica‘ , remetendo a preceitos fundamentais da obediência e da bondade. Indica um comportamento amistoso, de imensa facilidade para ser querido e aceito por todos e em qualquer situação.
Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil.
Gn 30:22

Origem do nome Raquel

Proveniente do hebraico Rachel, Raquel é um nome para mulheres que possui grafia semelhante na maioria das línguas onde ocorre. A forma primitiva Rachel é assim escrita no inglês, no grego, no francês, no alemão e no latim. A variante mais curiosa se dá no idioma romeno e no sérvio: Rahela. Outra ocorrência rara e distinta é Rachyl, variação da língua inglesa.

Raquel na Bíblia

Era filha de Labão e sobrinha de Rebeca (Gn 29:6). Ela está presente na única cena onde um homem e uma mulher se beijam nas Escrituras (Gn 29:11). Após se beijarem, Jacó, seu primo e futuro marido, vai até seu pai, pedir a mão da jovem em casamento. O pedido é aceito, mas com uma condição: o noivo teria de trabalhar por sete anos gratuitamente. O tempo passa e o rapaz é enganado pelo sogro, porque este lhe concede a filha mais velha, Lia, ao invés da mais nova. Posteriormente, depois de mais sete anos, eles acabam se casando finalmente, porque era dela quem o homem realmente gostava desde o início (Gn 29:23-28). Raquel, que acreditava ser estéril, foi agraciada por Deus e deu à luz José e Benjamim (Gn 30:22). Ela foi enterrada na cidade que mais tarde seria conhecida como Belém. Seu nome aparece de maneira direta na Bíblia em quarenta e cinco ocasiões; apenas uma delas é no Novo Testamento e ocorre no Evangelho de Mateus. As restantes, concernentes ao Velho Testamento, aparecem em Gênesis, majoritariamente.