Chegará mais rapidamente a Deus aquele que souber conter seus momentos de ira.
Significado do nome Salomão
Salomão significa ‘pacífico‘ ou ‘paz‘, admitindo como acepções secundárias as traduções ‘homem de paz‘ ou ‘calmo‘. Este nome remete à importância fundamental que há no pacifismo como preceito básico do amor cristão.
Durante a vida de Salomão, Judá e Israel viveram em segurança, cada homem debaixo da sua videira e da sua figueira, desde Dã até Berseba.
Origem do nome Salomão
Salomão é derivado do hebraico Shelomoh, que posteriormente se tornou Salomon nos idiomas antigos – latim e grego. A forma Solomon também é utilizada, ocorrendo em línguas como o inglês.
No árabe é onde estão presentes suas variações mais distintas: Sulayman ou Sulaiman, cuja semelhança etimológica com o turco Süleyman é perceptível.
Salomão na Bíblia
Era o segundo filho de Davi e Bate-Seba, se consagrando como o terceiro rei de Israel, e é lembrado como o mais sábio governante que já existiu. Em seu nascimento, o profeta Natã deu-lhe o nome Jedidias, título que só é mencionado nas Escrituras em apenas uma ocasião (2Sm 12:25), indicando que a alcunha Salomão passou a ser utilizada para se referir a ele desde muito cedo e não só em seus tempos de realeza. Sua ascensão ao trono surge como fato curioso, porque era considerado despreparado para exercer o cargo. Por conta da desconfiança que gerava, fez questão de demonstrar autoridade assim que assumiu o poder, exilando aqueles que colocavam suas capacidades em xeque e dizimando os inimigos de seu pai. O foco principal de seu reinado era fortalecer as doze tribos que compunham seu território, dividindo-as em distritos autônomos, e centralizar a força administrativa em Jerusalém (1Rs 4:7). Após estas medidas e excelentes decisões para dar fluxo ao comércio, seu templo passou a ser farto e totalmente repleto de provisões (1Rs 4:22-23).
Seu nome é citado na Bíblia em mais de duzentas e cinquenta passagens, divididas entre o Novo e o Velho Testamento. A maior predominância se dá no primeiro livro de Reis. A ele também se atribui a autoria dos Cantares de Salomão ou Cântico dos Cânticos, pequeno volume ondo o assunto principal é o amor.