Sansão

A honestidade é uma das forças mais eficazes que um homem pode carregar consigo.

Significado do nome Sansão

Tradicionalmente este nome é identificado com os significados ‘sol‘ e ‘iluminado pelo sol‘, pois estas acepções estão ligadas às traduções mais literais que lhe são atribuídas, gerando assim uma leitura que indica uma personalidade muito forte e transparente, cujo caráter é extremamente limpo. Existem, por outro lado, interpretações distintas que sugerem outros tipos de sentido como, por exemplo, ‘aquele que é forte‘. Desta forma, Sansão está associado à resistência que se pode exercer através da lealdade.

Sansão liderou Israel durante vinte anos, no tempo do domínio dos filisteus.
Jz 15:20

Origem do nome Sansão

O título Sansão é uma derivação advinda do hebraico primitivo a partir da forma Shimshon, cuja raiz etimológica é composta pelo vocábulo shemesh, que também pode ser compreendido como ‘sol’.

A presença deste nome para homem pode ser notada em outros idiomas além do português; o grego Sampson, o italiano Sansone e o inglês Samson são exemplos disto. A língua inglesa, inclusive, conta com as variantes Sam, Sammy e Sammie.

Sansão na Bíblia

Sansão foi um dos juízes mais famosos em todas as Escrituras, sendo sempre lembrado pela força descomunal advinda do Espírito Santo; vale notar que o cargo de juiz, à época, servia para designar guerreiros ou heróis do povo. Filho de Manoá e integrante da tribo de Dã, ele teve suas maiores proezas atingidas durante o tempo em que liderou Israel perante os filisteus (Jz 15:20). Alguns estudiosos o descrevem como um homem de fraquezas morais, embora também possuísse inclinações santas e forte ligação com o Senhor para praticar o bem. Seu episódio mais célebre demonstra que ele pagou por seus erros com a vida ao cortejar uma prostituta chamada Dalila (Jz 16:1). Seus inimigos perceberam a movimentação de suas intenções e corromperam a mulher para que ela descobrisse o segredo de sua força, entregando-o (Jz 16:21-23).

Seu nome é citado em mais de quarenta passagens da Palavra Sagrada, sendo que a principal ocorrência de menções se dá no livro de Juízes, componente do Antigo Testamento.